HISTÓRIA DO RITO


Rito Memphis Misraim: um pouco de história


Entre os Ritos maçónicos este Rito ocupa uma posição particular desde a sua origem. Tem seu lugar entre os ritos egípcios que se inspiraram na fonte das antigas tradições iniciáticas da baía do mediterâneo: pitagóricos, autores herméticos alexandrinos, neoplatónicos, sabeístas, ismaelitas... Foi necessário aguardar o século XVIII para encontrar seus tragos na Europa. Eles foram numerosos, porém só dois dentre eles chegaram até nós: Misraim e mais tarde Memphis, que vão associar-se e fundir sob a direcção do General Giuseppe Garibaldi em 1881.

0 Rito de Misraim

Desde 1738 encontram-se tragos deste Rito, nutrido por referências alquímicas, ocultistas e egípcias, com uma escala de 90 graus. José Bálsamo, chamado Cagliostro, personagem chave na sua época, soube dar o impulso necessário ao seu desenvolvimento.
Muito próximo do Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros de Malta, Manuel Pinto da Fonseca, Cagliostro fundou em 1784 o Rito da Alta Maçonaria Egípcia. Recebeu entre 1767 e 1775, do Cavaleiro Luigi d'Aquino, lrmão do Grão Mestre Nacional da Maçonaria Napolitana, os Arcana Arcanorum, três altos graus herméticos, Em 1788 ele introduziu-os no Rito de Misraim e concedeu uma Patente nesse Rito.
0 Rito desenvolveu-se rapidamente em Milão, Génova, e Nápoles. Em 1803 foi introduzido em França por Joseph, Mare a Michel Bedarride. Nessa época o Rito recrutava tanto personalidades aristocráticas como bonapartistas e republicanos, por vezes mesmo carbonários.
Interditado em 1817 em consequência do casa dos Quatro Sargentos de La Rochelle e da inquietude suscitada pelos carbonários, tornou-se o espaço de encontro dos opositores ao regime, o que acarretou progressivamente o seu declínio, Por volta de 1890 os últimos Maçons do Rito agruparam-se na loja Arc-en-Ciel.


0 Rito de Memphis

Constituído por Jacques Etienne Marconís de Nègre em 1838, o Rito de Memphis é uma variante do Rito de Misraim. Retorna à mitologia egípcio-alquímica acrescida de aspectos templários e cavaleirescos.
0 Rito de Memphis atrai personalidades à busca do ideal. Conheceu um certo sucesso junto às Lojas militares até 1841, data em que adormeceu, Porém foi reactivado após a destituição de Louis-Philippe em 1848.
Em Inglaterra, a partir de 1850 numerosas Lojas inglesas trabalhavam com francês no Rito de Memphis, Tornaram-se célebres por ter acolhido ardentes republicanos (Louis Blanc, Affred Talandier, Charles Lonquet e José Garibaldi, membro de honra), Em 1871, a destruição da Comuna contribuiu para o desenvolvimento das Lojas, porêm houve um declínio por volta de 1880, após a declaração de amnistia do novo governo republicano francês.
No Egipto, a partir de 1873 o Rito de Memphis desenvolveu-se rapidamente, com o impulso do Irmão Solutore Avventura Zola, Grande Hierofante, até o reinado do Rei Farouk
Nos Estados Unidos, Marconis de Nègre implantou o Rito por volta do ano de 1856, com grande entusiasmo, especialmente sob o Grão-mestrado do lrmão Seymour, em 1861.


0 Rito de Memphis-Misraim

Em 1881 o General Garibaldi prepara a fusão dos dois Ritos, efectivada em 1889. A partir daí o Rito de Memphis-Misraim implanta-se em diversos continentes. Em Portugal, após várias tentativas logradas ao longo da História, existem agora várias Lojas e Obediências a praticar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, funcionando todas elas sob os auspícios de estruturas maçónicas estrangeiras, destacando-se entre elas a França. A G.L.S.F. Grande Loge Symbolique de France - Federação Portuguesa, trabalha em Portugal desde Abril 2008 sob a égide do Soberano Santuário Nacional, e em coordenação  do S.S.I. Soberano Santuário Internacional.