SOBRE NÓS

Filosofia

«Conhece-te a ti mesmo e tu conhecerás o Universo e os Deuses»

Sócrates

Para um franco-maçom, a filosofia é uma disciplina essencial. O seu aprofundamento constitui uma ferramenta eficaz de reflexão e compreensão dos mecanismos do pensamento humano e da sociedade na qual nós evoluimos.

Em Loja, a palavra de ordem é a compreensão, abertura de espírito e inteligência de coração.

Mudando a nossa consciência na direcção dos princípios fundamentais da moral, da justiça, da tolerância e da fraternidade, nós batemos à porta da sabedoria.

Simbolismo

O Simbolismo e a Maçonaria estão ligadas desde tempos muito antigos.

Um parte do nosso património tem origem nas corporações operativas da idade média, para quem, o trabalho estava revestido de um carácter sagrado. Nosso simbolismo refere-se aos construtores. Aparentemente simples, ele permite aprender noções abstractas e complexas. Ele é similar a uma chave que abrirá um vasto campo de investigações.

Seu ensinamento gradual conduz ao despertar da consciência e à conquista da sua liberdade interior.

Espiritualidade

A nossa demanda inscreve-se num caminho iniciático que se refere a uma potência superior , á qual nós chamamos «Grande Arquitecto do Universo» ou «Sublime Senhor de Todos os Mundos».

A Franco-Maçonaria de Memphis Misraim está assente numa busca espiritual, da qual a iniciação é o seu acto primeiro.Este ritual de passagem e purificação, marca a entrada do impetrante na nossa Fraternidade e seu começo sob a via da sua própria realização.

Para mais informações:  geral@glsf-federacaoportuguesa.pt